Conferência sobre Sistemas Móveis e Ubíquos
Guimarães, 29-30 de Junho de 2006
Início   Apelo a Comunicações Submissões Inscrições Programa Organização Local da Conferência

English version


Apoios















FOTOS [10-07-2006]
Visitem a nossa selecção de fotos da CSMU 2006. Se quiserem partilhar alguma foto, façam o favor de a(s) enviar para csmu2006 [at] dsi [dot] uminho [dot] pt.

REVISTA [03-07-2006]
Está aberto o período de submissão de artigos para o número especial da revista The Mediterranean Journal of Computers and Networks organizado na sequência da CSMU.
Apelo a comunicações: .
POSTERS [22-06-2006]
Formato dos posters - O formato do poster é A1 e o poster deverá ser redigido em inglês.

Afixação dos posters - Cada autor deve trazer o seu próprio poster (já impresso) no dia da apresentação (29 de Junho) e afixá-lo em suportes que serão disponibilizados para o efeito. Será disponibilizada igualmente fita-cola para afixar os posters. O horário para a afixação dos posters será entre as 10:45 e as 11:15 (intervalo antes da primeira sessão de artigos). Os autores que desejem conservar os posters após a conferência deverão removê-los dos respectivos suportes após o almoço de sexta-feira (dia 30).

Apresentação dos posters - Na quinta-feira à tarde (dia 29), imediatamente antes da sessão de posters, decorrerá no auditório uma apresentação pública dos posters em exibição. Cada autor terá direito a um minuto para descrever - em inglês - o trabalho apresentado no poster e poderá utilizar no máximo 2 slides para auxiliar essa apresentação. Dado que durante esta apresentação não haverá tempo para quaisquer trocas de computadores ou ficheiros, todos os slides deverão ser enviados previamente para a organização. Tal deverá ser feito enviando um ficheiro PowerPoint com os dois slides referidos para csmu2006@dsi.uminho.pt.
PROGRAMA [31-05-2006]
O programa da conferência foi actualizado.
DEMOS [26-04-2006]
Os autores que pretendam complementar a apresentação do artigo ou poster com a realização de uma demonstração deverão contactar a organização no sentido de avaliar a viabilidade dessa demonstração. Para tal deverão enviar para csmu2006@dsi.uminho.pt uma mensagem onde devem indicar uma descrição clara daquilo que pretendem demonstrar e indicar os requisitos para a mesma em termos de espaço e infra-estruturas técnicas.
PROGRAMA [26-04-2006]
Já está disponível o programa da conferência. Lembramos que os autores com artigos e posters aceites terão de submeter a respectiva versão final até 4 de Maio e efectuar a inscrição na conferência até 16 de Maio.
KEY-NOTE SPEAKER [21-04-2006]
O key-note speaker da CSMU 2006 será Richard Harper, da Microsoft Research (laboratórios de Cambridge). Richard Harper dirige o Socio-Digital Systems Group, um grupo interdisciplinar que conjuga psicologia, sociologia, ciências da computação e engenharia de hardware no desenho de tecnologia orientada ao suporte de actividades do dia-a-dia.
FECHO DA SUBMISSÃO DE ARTIGOS [10-03-2006]
A submissão ou actualização de artigos foi definitavamente encerrada, tendo sido encetado o processo de revisão.
ACTAS [15-02-2006]
Os artigos e resumos de posters aceites para apresentação na CSMU2006 serão publicados nas actas da conferência, pela Universidade do Minho, em volume com ISBN. Adicionalmente, as actas serão publicadas em formato electrónico no RepositóriUM da Universidade do Minho.

A Conferência sobre Sistemas Móveis e Ubíquos (CSMU 2006) irá reunir em Guimarães, nos dias 29 e 30 de Junho de 2006, investigadores nacionais que desenvolvam trabalho científico nesta área com o objectivo de promover o conhecimento mútuo, a troca de experiências e a consolidação de uma comunidade. Os Sistemas Móveis e Ubíquos constituem hoje uma área de investigação bastante abrangente e cuja importância tem vindo a crescer rapidamente, como se comprova pelo surgimento de diversas conferências e revistas científicas internacionais orientadas especificamente para esta área, ou sessões especiais dedicadas a este tema em conferências de áreas mais genéricas. Esta é também uma área de forte inovação na qual é fundamental promover o aparecimento de novos investigadores, a investigação multi-disciplinar e uma colaboração próxima entre academia e empresas. A CSMU pretende ser um espaço capaz de contribuir para o desenvolvimento desta área em Portugal e apela a contribuições que poderão ser realizadas no modelo de artigos de investigação e desenvolvimento ou no modelo de posters.